quinta-feira, 14 de março de 2019

FIGA

FIGA NA UMBANDA

   Um elemento muito popular na religião de Umbanda, assim como entre pessoas que acreditam em amuletos, independente da religião que seguem, é a FIGA.
   Mas, o que realmente significa a figa? Para que serve? Qual a origem? O que é a tão falada “Figa de Guiné”?

   Para isso, podemos retornar lá atrás onde se encontram os primeiros relatos de seu uso e significado:

   O maior número de relatos e registros históricos é de que o uso foi iniciado e difundido na Itália, onde possui o nome de Mano Fico, onde era usada pelos etruscos na era Romana. A palavra mano significa mão, fico ou figa, e seria a representação da genitália feminina, principalmente a representação do clítoris, sendo assim associado ao erotismo e fertilidade. Porém, podemos também encontrar histórias e lendas de povos ainda mais antigos onde havia a crença de que as mulheres que não tivessem filhos era porque seriam amaldiçoadas por Deus através da infertilidade, e para evitarem esse mal, usavam a figa que representa o órgão feminino que, em situações como esta serviria para espantar qualquer mal e desgraça associados a infertilidade.

   Existe também a figa feita de outra maneira com o dedo indicador e médio cruzados, a figa feita dessa maneira era feita pelos cristãos entre os séculos I e V como o sinal da cruz, mas sem atrair muita atenção para que não fossem descobertos e atacados.

   Podemos ainda encontrar, mas não com cem por cento de certeza se era de fato um costume, de que povos ainda mais antigos utilizavam a figa como um símbolo de erotismo para que todo o mal fosse desviado pela figa, já que a mesma carrega uma imagem “obscena”, levando a crer que o obsceno distraia a atenção do mal. Porém a Igreja Católica Apostólica Romana, condenou o uso da figa, que diz através do Catecismo Católico no parágrafo 2111: “A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afectar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição.” Costumeiramente, o catolicismo proibiu tudo que não tivesse origem Cristã ou então europeia. Portanto, muitos acreditam que a figa se originou da África, e não da Europa como nos contam os livros, e depois sim, após descoberta sua "utilidade", chegou até a Ásia e Europa, onde difundiu-se o uso.






 Em algumas regiões da África, a árvore figueira é associada ao Orixá Exú, Orixá mais próximo do homem capaz de ativar os desejos sexuais é extrair o prazer do amor. Através dos galhos da figueira é feito o Ogó, bastão esculpido em formato de pênis que simboliza toda essa fertilidade e estímulo sexual. A figa tem o mesmo significado porém relacionado a sexualidade feminina. Além disso, a figa mais popular a “Figa de Guiné”, que inclusive possui este nome, pois segundo algumas fontes foi trazida pelos povos vindos de Guiné Bissau, na África. A Figa de Guiné original é esculpida também em madeira, assim como o ogó. Hoje, bem mais popularizada, podemos encontrar figas confeccionadas de vários tipos de materiais.

   O que se sabe, na verdade, é que com o passar dos anos, a figa e o seu significado foram sendo distorcidos, e então acabou se tornando uma espécie de amuleto não sendo mais associada ao erotismo e sim para espantar o mau olhado, os olhos grandes, a inveja, o azar e, assim trazer proteção e sorte. Porém ainda alguns países o sinal da figa com as mãos pode ser um gesto agressivo, como na Turquia e Rússia, por exemplo.

   É tradicional presentear um bebê recém nascido com uma figa para afastar o “quebranto”, mal olhado e similares.

   Na Umbanda, em ALGUMAS casas, a figa é usada na entrada do local como proteção, ou então nas guias de entidades espirituais, geralmente pretos velhos, com o mesmo significado, ou ainda pedem para que a pessoa consulente, compre a figa e a traga para ser cruzada (benzida) para esta trazer proteção e boa sorte em seus ideais. Também pode ser um elemento utilizado em patuás, para sorte e defesa. Assim como fora da religião, a figa dentro da Umbanda igualmente tem o significado de proteção e sorte, de um modo geral. Mas ressaltamos que cada terreiro possui suas práticas particulares e modos de culto onde, certamente existem diferenças, as quais devem ser todas respeitadas.

Todavia, podemos concluir que hoje em dia, a figa é usada como amuleto que atrai a boa sorte e traz proteção. É utilizada por pessoas de várias religiões, inclusive umbandistas e, tudo isso faz que a figa seja um dos amuletos mais populares do Brasil, e desses sempre é usada exclusivamente para o bem.




E você, gostou desses detalhes sobre a figa?
Comente.

Axé.


Por Ricardo Prado - CEUG
Imagem: brasilesoterico . com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.