Orixás

Umbanda e Orixás


Orixás da Umbanda
Na África existem centenas de Orixás, a grande parte é desconhecida ou foi esquecida no Brasil. Hoje na Umbanda geralmente são cultuados 12 principais Orixás.
A Umbanda acredita que os Orixás não tiveram vida corpórea na terra; mas são a representação da energia, força oriunda da natureza, e é tal força que auxilia os seres humanos nas dificuldades do dia a dia. Na Umbanda, os orixás também não incorporam (diferentemente do Candomblé), o que se vê é a manifestação dos Falangeiros dos Orixás, que são os Guias , Entidades, Espíritos de Luz,  que trabalham sob ordens e regência de um determinado Orixá. Cada pessoa recebe a influência de um Orixá, que será seu protetor por toda a sua vida.
A tão mencionada e cultuada  “Sete Linhas de Umbanda” não são sete Orixás, mas sim as sete Irradiações Divinas, que são sete vibrações de Deus que dão sustentação a tudo o que existe em nosso planeta.
São Irradiações Divinas e cada uma flui num padrão próprio e influencia quem é alcançado por ela , alterando sentimentos mais íntimos e o nosso padrão vibratório, tornando-nos afins, com elas, que estimulam em nós a vibração de sentimentos nobres e virtuosos.*

Orixás Cultuados na Umbanda**

OXALÁ
Oxalá é o Orixá supremo da Umbanda. É sincretizado como Jesus Cristo, estando abaixo apenas de Olorum, ou Zambi, o Deus Supremo.
Por este motivo é o Orixá de maior elevação e luz na religião.
Representa a paz, a fé, a bonde e todos os bons sentimentos acontecimentos que indicam a positividade.
Oxalá irradia candura e bondade e conduz o universo
Sua ferramenta é o Opachorô, cetro de metal branco com os símbolos da criação. Sua saudação é Epa Babá, sua guia é de contas brancas de porcelana com firma branca, sua pedra é o cristal branco, sua essência é de alfazema e mirra, seu metal é o ouro amarelo e branco e o estanho, seu número é o 16 e o 10, sua comida é a É homenageado no dia 25 de Dezembro e seus campos de atuação na natureza são os campos abertos e montanhas.
Sua cor: Branco
Dia da Semana: Domingo
Saudação: Epa Babá / Oxalá meu pai!
Ervas: Arruda, tapete de Oxalá, arnica de horta, erva cidreira, erva de São João, laranja (folhas) alecrim do mato, alecrim miúdo, hortelã, poejo, elevante, folhas de girassol, bambu, boldo e manjericão.
Flores: Flores brancas.
Comidas e bebidas: Canjica de milho branco cozida com mel e o acaçá no leite de coco, sua bebida e o aluá de oxalá ou vinho de palma, sua fruta é Uva verde, pêra, maçã verde, damasco, melão, figo.

OGUM
Ogum é o Orixá Guerreiro, representa todas as batalhas da vida. É o vencedor de demandas espirituais, é o Orixá dono dos caminhos ao lado de Exú. É aquele que batalha, aquele que guerreia pelo bem, pela paz, pela manutenção da ordem, é o que abre nossos caminhos. Senhor do ferro, da guerra, das estradas. É o Orixá que vem sempre à frente depois de Exú.
Seus domínios são todos os tipos de caminhos e estradas, inclusive as de ferro e encruzilhadas. Sua ferramenta principal é a espada.
É sincretizado como São Jorge e homenageado em 23 de Abril.
Sua cor: Vermelho e Branco, predominando o vermelho.
Dia da Semana: Quinta Feira
Saudação: Ogunhê! / Patacori!
Ervas: Losna, folhas de Romã, Erva de coelho, Cinco folhas, Macaé Erva de Bicho (folhas de jurupitã), Jurubeba (folhas), espada de são Jorge, abre caminho, combate guerreiro, lança de ogum.
Flores: Cravos, palmas e rosas, todos de suas cores. Anturio Vermelho e flores vermelhas em geral.
Comidas e bebidas: Inhame acará assado com palitos, feijão preto cozido com camarão seco, dendê e cebola, feijoada, inhame cozido com mel, e amendoim torrado sem casca ou amendoim cru com casca, sua bebida é o vinho de palma ou vinho tinto ou cerveja branca, sua fruta é Graviola, banana (exceto d'água), ameixa, pitomba, ciriguela, abacate, abiu, lima-da-pérsia manga espada, frutas vermelhas em geral.

OXÓSSI
Oxóssi é o Rei das Matas, senhor da caça e da fartura e dos animais. É um Orixá guerreiro e caçador, que representa prosperidade, equilíbrio, paciência e sabedoria. Oxóssi vai em busca não só de seu sustento mas também mantém vai em busca da caça para alimentar seu povo trazendo para si grandes responsabilidades. Oxóssi é o patrono de todos os Caboclos de Umbanda, sinônimo de pujança, sabedoria e bom senso.
Sua pedra é jasper verde, quartzo verde, esmeralda, sua essência é eucalipto, sândalo, seu metal é o latão branco.
Seus domínios são as matas e florestas. Suas ferramentas são o arco e flecha, o ofá, e o Erukerê, cetro com rabo de cavalo ou búfalo.
Seu sincretismo é São Sebastião , e sua homenagem ocorre em 20 de Janeiro.
Sua cor: Verde e Branco
Dia da Semana: Terça Feira
Saudação: Okê Arô Oxóssi! / Okê Caboclo!
Ervas: Malva rosa, samambaias, malvaísco, mil folhas, sabugueiro, funcho, sete sangrias,  cipós em geral, cravo de difuntos, azedinha, fava de quebrante (folhas) gervão roxo, grama pernambuco, grama barbante, folha de guiné, peregum, mangueira, arruda, guiné, todas as ervas exceto comigo ninguém pode.
Flores: Flores nativas das matas e campos em geral.
Comidas e bebidas: Axoxô, milho de galinha cozido com coco e mel, sua bebida é o vinho rosado ou tinto, milho cozida na moranga com coco e mel, frutas em geral, peixes de couro e escama cozidos ou assados em folha de bananeira, canjica amarela, feijão fradinho com camarão e coco.

OXUM
Oxum é o Orixá feminino que domina as mulheres, assim como Iemanjá.
É o Orixá do amor, da doçura, do carisma, da fecundidade, do ouro, é a rainha da água doce.
Protetora das gestantes representa a beleza e a pureza. Nunca desampara seus filhos e filhas sendo um exemplo de mãe.
Oxum atua na aérea emotiva, sentimental, afetiva. Sua pedra é a sodalita e a pirita, pedras diversas oriundas de rios, nascentes e cachoeiras. Sua essência é angélica, seu metal é o ouro amarelo. Sua principal ferramenta é o abebê (espelho decorado).
Seus domínios são os rios, nascentes, regatos e cachoeiras.
É sincretizada como Nossa Senhora da Conceição e sua homenagem ocorre no dia 08 de dezembro.
Sua cor: Azul, azul e branco ou branco cristalino.
Dia da Semana: Sábado
Saudação: Ora Yeye Oxum!
Ervas: Folha de colônia, oriri e lírios, aguapé, flores e folhagens da beira do rio e cachoeira.
Comidas e bebidas: Omolocum, (feijão fradinho cozido refogado com dendê camarão seco e cebola), sua bebida é o aluá de oxum (fubá de arroz fermentado) sua fruta é limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, melão, uva verde.

IEMANJÁ
Iemanjá é a mãe de todos Orixás. É o Orixá mais popular do Brasil, é a Rainha do Mar. Protetora de todas as mães, pescadores, marinheiros e dos mares e oceanos e de todas as criaturas que vivem em seus domínios.
Iemanjá rege o lar e a família, a gestação, o amor e limpeza. Ela também atua na área sentimental emotiva, amparando todos seus filhos e levando para as profundezas do mar todo o mal. Suas pedras são a pérola e a turquesa, sua essência é de jasmim ou Alfazema, seu metal é a prata e o ouro branco,.
Iemanjá é sincretizada como Nossa Senhora dos Navegantes, sendo homenageada em 02 de Fevereiro e no final de ano ou em Dezembro.
Sua ferramenta é o abebê, espelho enfeitado.
Sua cor: Azul claro ou branco cristalino.
Dia da Semana: Sexta Feira
Saudação: Odoyá Yemanjá! Odofiaba!
Ervas: Unha de vaca, picão do mato, folhas de lágrimas de nossa senhora, erva quaresma, abóbora d`anta , mastruço, trevo de três folhas, chapéu de couro, açucena, folhas de rosa branca, paríraboba, erva de santa bárbara, oriri de mamãe oxum,  Santa Luzia , Alfazema, Lavanda, Rama de leite e colônia.
Flores: Rosas brancas. Palmas, orquídeas, crisântemos, azaléias, todos brancos.
Comidas e bebidas: Peixe assado ou cozido com azeite doce camarão seco e cebola ou a canjica cozida com mel e maçã em rodelas, manjar branco,  sua bebida é o aluá de Yemanjá, sua fruta é a limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, maçã, pêra e uvas verdes.

XANGô
Xangô é o Orixá da justiça. Seu campo de atuação é na justiça, lei e misericórdia. Trabalha para os necessitados com problemas na lei e na justiça da terra, porém também é executor responsável pela justiça divina. Na natureza sua energia vibra nas pedreiras, alto de cachoeiras, serras, montanhas, rochedos, morros e lajedos é o Rei da Pedreira. Sua pedra é topázio e citrino, sua essência é de morango, seu metal é o bronze e o cobre.
Xangô é associado ao trovão, e aos meteoritos. Sua ferramenta é o Oxê, o machado de dois gumes, simbolizando a justiça divina, que nos age nos dois lados. É sincretizado como São Jerônimo, comemorado em 30 de setembro.
Sua cor: Marrom
Dia da Semana: Quarta Feira
Saudação: Kaô Kabecilê!
Ervas: Colonia, maria-nera, limoeiro (folhas), maria preta, aperta-ruã, erva lírio, folhas de café, mangueira, elevante, abre caminho, manjericão, manjericão roxo.
Flores: Flores marrons, palmas, flores nativas do campo, serras e pedreiras.
Comidas e bebidas: Sua comida é o amalá, quiabos cortados em rodelas pequenas refogado com dendê, cebola e camarão seco com 7 ou 9 quiabos inteiros formando a sua coroa ou quiabos contados em cruz amassados com mel, o ajebó, sua bebida é cerveja preta, sua fruta é Marmelo, mamão, melão, melancia, abiu, abricó, caqui, fruta-de-conde, manga rosa, cajá manga.

IANSÃ
Iansã é a Orixá dos ventos e das tempestades. Rainha dos raios, é responsável pelas transformações e pelo combate aos maus espíritos. Guerreira é conhecida também como guardiã dos mortos, pois exerce domínio sobre os eguns e almas vagantes. Sua atuação auxilia a quebra de feitiçarias e demandas e ajuda o encaminhamento das almas perdidas junto com Obaluaê e Nanã.
Iansã vibra no campo santo (cemitério), nas montanhas, pedreiras, nas águas e no tempo, nas ventanias, tornados e tempestades. Seu vento leva todo o mal e os mesmos ventos trazem a boa nova, o Axé e a paz.
Sua pedra é o quartzo rosa, sua essência é benjoim, seu metal é o bronze e o cobre. Suas ferramentas são a espada e o erukerê (rabo de cavalo, boi ou búfalo). Seu sincretismo é Santa Bárbara, sendo homenageada do dia 04 de Dezembro.
Sua cor: Amarelo
Dia de semana: Quarta Feira
Saudação: Epa Hey Iansã!
Ervas: Espada de Iansã, Alfavaca, Arruda, Buchinha do Norte, cavalinha, Chapéu de Couro, Cipó Cravo, Vence Demanda, Espada de Santa Bárbara, Folha de Fogo e Folha de Louro.
Flores: Flores amarelas diversas como palmas, rosas, tulipas, girassóis, primaveras.
Comidas e bebidas: Acarajé feito com feijão fradinho descascado e moído misturado com cebola e camarão seco e fritos no dendê, mel ou azeite doce, sua bebida é o aluá de Iansã, sua fruta é a limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, manga rosa.


OBALUAÊ
Obaluaê é o Orixá da saúde, atua sobre os doentes físicos e espirituais. É o senhor da morte e das moléstias, por esse motivo costumava e ainda costuma ser muito temido. Obaluaê vibra nos cemitérios, cruzeiros e por todos os caminhos onde passam as almas e os adoentados. Muito respeitado, é um orixá exigente e grande feiticeiro. Juntamente com Nanã e Iansã auxilia o desprendimento e encaminhamento das almas vagantes e dos recém desencarnados. Sua ferramenta é o Xaxará (feixe de palhas enfeitado).
Sua pedra é a turmalina negra e o basalto.
É sincretizado como São Lazaro, o mês de agosto é dedicado a sua homenagem.
Sua cor: Preto e branco
Dia da semana: Segunda Feira
Saudação: Atotô!
Ervas: Casca de Cebola e Alho, Cipó Cruz, Valeriana, Barba de Velho, Velame, Sálvia, Fumo e Picão Preto.
Flores: Crisântemos Brancos, Violetas, Flores do Campo e Margaridas, flores brancas.
Comidas e bebidas: Pernil, com tiras de coco, mel ou dendê, pipoca, Jaca, Cajá, Amora, Mamão, Uva Preta, Jabuticaba, Figo Preto e Cereja Preta, frutas pretas e ou escuras. Vinho rose.


NANÃ
É o Orixá mais velho do panteão africano. Senhora das almas, das águas paradas, do fundo dos rios, olhos d’água, nascentes, alagadiços, brejos, pântanos, lagos e lagoas, da lama, esta que serviu para modelar os homens, é misteriosa e também possui forte relação com a morte; pois é o nascimento, a vida e a morte. Ela auxilia o encaminhamento das almas perdidas, confusas e recém desencarnadas. Nanã é uma expressão que significa “Mãe” em diversos dialetos na África, portanto, Nanã é a mãe do destino. Pelo fato de ser o Orixá feminino mais velha, é considerada a avô de todos, e justamente por esse motivo também é associada a família, a ancestralidade e é sincretizada como a Senhora Santa Ana, ou Santana,  a avó de Jesus.É homenageada em agosto juntamente com Obaluaê, seu filho segundo a mitologia Yorubá.Sua pedra é a ametista, sua essência é de limão, seu metal é o estanho e o bronze. Seu símbolo é o Ibiri, feixe de palhas curvo, enfeitado usado para afastar a morte, o mau agouro e as más energias.
Sua cor: Roxo, violeta ou lilás
Dia da semana: Segunda Feira
Saudação: Salubá Nanã!
Ervas: Manjericão roxo, folha de limão, manacá, peregum roxo, alecrim do campo (vassoura de Nanã), avenca e canfora.
Flores: Violeta, Hortência, flor de boldo, flor de dama da noite, flor de manacá e todo tipo de flores de tons de lilás e roxo.
Comidas e bebidas: Feijão preto cozido com folha de taioba cebola e camarão seco, repolho roxo cozido com arroz cebola e camarão seco, sua bebida é o aluá de nanã, vinho branco, água de nascente, sua fruta é o limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo e a laranja.

OSSAIN
Senhor das folhas, e de todo o Axé quem delas. A floresta é a casa de Ossaim, que vive na parte quase inacessível onde nem Ogum e Oxóssi, passam. É o seu território por excelência, onde as folhas crescem em seu estado puro,
selvagem, sem a interferência do homem.
Ossaim conhece a floresta como ninguém e só ele sabe todos os caminhos do mato e todos os mistérios e energias que as folhas, plantas, árvores e ervas possuem.
Toda folha arrancada, seja ela para um banho, uma defumação, um ritual, se pede licença a Ossaim.
Ossaim trabalha na cura através do Axé das plantas sagradas, também na parte de equilíbrio e conhecimento.
Sua ferramenta é o Oposayin, um cetro de sete pontas com um pássaro no alto. É sincretizado como São Benedito, sua homenagem ocorre juntamente com Oxóssi.
Sua cor: Verde e branco
Saudação: Ewè o, Ossaim!
Dia de semana: Terça feira
Ervas: Todas as ervas e folhas.
Flores: Todas as flores vindas de todos os locais.
Comidas e bebidas: Frutas diversas, acaçá, fumo de corda, amendoim, Ipeté (batata amassada com azeite de dendê servido em uma cabaça forrada com bastante folhas dentro), pamonha, inhame, abacate, banana frita, milho cozido, farofa de fubá e sucos diversos.

OXUMARÉ
Orixá do movimento, da transformação, da mudança constante. Oxumaré é dono de todo tipo de movimento, seja o movimento das águas que caem do céu, movimento da terra, movimento de todos os seres do globo, por isso é o Orixá da mudança pois tudo se move, tudo muda, evolui, se transforma.
É representado pelo arco íris, e por uma serpente. Trabalha na área íntima de mudança e transmutação interior de cada ser.
Oxumaré vibra no tempo, nas chuvas, nas águas, cachoeiras, no arco íris. Sua ferramenta é a Dan, cobra de metal ou ouro que segura nas mãos. Sua pedra é a turmalina colorida ou melancia como é conhecida, sua essência é de bergamota ou de rosas, seu metal é o ouro amarelo e o latão branco ou amarelo.
É sincretizado como São Bartolomeu e sua homenagem ocorre dia 24 de agosto.
Sua cor: Amarelo ouro.
Sua saudação: Arroboboi!
Dia da Semana: Sábado
Ervas:  Pente de oxumarê , folha de tangerina., milho de cobra, língua-de-vaca.
Flores: Flores amarelas.
Comidas e bebidas: Pato, batata doce cozida amassada com mel e dendê colocadas em forma de cobra, sua bebida é o aluá de oxumarê e vinho branco, sua fruta é limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo.

IBEJIS - COSME E DAMIÃO
Os ibejis, são os Orixás gêmeos que simbolizam a alegria, a pureza, a cura,  o amor, são os protetores das crianças. São sincretizados como os santos São Cosme e São Damião.
As entidades que trabalham sob sua influência, apresentam-se como crianças, porém, jamais devemos considerá-los como fracos ou inexperientes por mostrarem-se como crianças, pois dominam a magia e possuem a mesma luz de qualquer outra entidade, dotados de grande força espiritual capazes de quebrar demandas. Vibram em lugares como parques, jardins, praças, matas, praias, cachoeiras, montanhas. Sua data comemorativa é em 27 de setembro.
Sua cor: Azul e rosa
Sua saudação: Aieie-ô ibejada!
Dia da Semana: Domingo
Ervas: Salsaparrilha, manjericão, ipecacuanha, anil (folhas), capim-pé-de-galinha, arranha-gato, amoreira (folhas), erva abre caminho, alfazema, suma-roxa, quina-roxa, egenda.
Flores: Flores diversas.
Comidas e bebidas: Todo o tipo de doce e refrigerantes, frutas como goiaba, amora, pitanga, groselha, cereja, jabuticaba, grumixama.



Fonte: Apostila CEUG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.