domingo, 23 de abril de 2017

Sexta Feira Santa

     Devido ao sincretismo e a santidade de Cristo, nosso pai Oxalá, na
grande maioria dos templos de Umbanda, a Sexta Feira Santa é
respeitada e incorporada ao calendário e em alguns casos aos
fundamentos da casa.
    
      De acordo com a doutrina da CEUG, é uma data especial:
Neste dia ocorre a transição do ano espiritual, onde o Orixá regente do
ano anterior passa a regência do ano para o outro Orixá que passará a
governar.
 
     Neste caso Oxalá, regente ano anterior, entregou para Oxóssi a
regência deste ano espiritual.



              Podemos dizer que é o Ano Novo espiritual, também chamado de Sexta Feira Maior. Nesta semana a CEUG não realiza nenhum tipo de trabalho aberto, a casa fica fechada em oração e firmeza aos Orixás. Cada Orixá é firmado em seu respectivo dia da semana através de orações, oferendas e meditação. 
              Com o encerramento da Quaresma se aproximando, as tentações e investidas do mal se intensificam e na Semana Santa, geralmente, o resguardo é ainda maior do que em todo período da Quaresma. 
              Finalmente na Sexta Feira Maior a casa reabre a todos, com o fechamento de corpo e o retorno dos guias e guardiões recolhidos durante a Quaresma, e no encerramento, o ritual de Água de Cheiro, momento de grande fé e alegria onde Pai Pedro abençoa a casa, todos os filhos e assistentes com a Água de Cheiro

            
            O Fechamento de Corpo, é realizado somente nesta data e tem o objetivo proteger a matéria da pessoa que está se submetendo ao ritual, contra tudo e qualquer objeto que possa vir a ferir a sua matéria física, isto é, reveste o corpo físico com uma proteção fluídica afastando o indivíduo de qualquer situação que possa colocar em risco a sua vida. 
            O fechamento de corpo não é o fechamento do corpo mediúnico, ou seja, não protege o indivíduo de demandas espirituais, nem tão pouco influencia no seu desenvolvimento espiritual, e nem das energias, pensamentos e más companhias espirituais que atrai para si mesmo. 


            Já a Água de Cheiro é um Amaci preparado especialmente para esta ocasião, possui o intuito de purificar a casa e a todos os presentes de todas as energias negativas adquiridas ao longo do ano espiritual e também de fortalecer e abençoar a todos. Salve nosso pai Oxalá!!! Salve nosso pai Oxóssi!!! Salve Zambi!!! Axé!!!
                                                                  
                                                                                                                                "Ricardo de Oxóssi"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.