quinta-feira, 16 de março de 2017

Necessidade dos Estudos Doutrinários na Umbanda 


"Não preciso saber nada, meu “guia” é que tem que saber", "Não há necessidade de eu estudar, o meu “guia” dirá tudo" .

Isso não é verdade, precisamos estudar e saber sempre, afinal a nosso progresso pessoal e espiritual depende de nós mesmo, não é? Ou o "guia" que progredi e você não? 

Na Umbanda temos que valorizar mais o estudo. Temos poucos estudos teóricos para os médiuns em desenvolvimentos. Temos muitos médiuns relutantes em saber, em aprender e a ensinar. Não se justifica nenhum médium ficar longo período da vida em estado de ignorância e estagnação moral, pois necessita alcançar a posição respeitável de bom instrumento psíquico afinado com as notas divinas dos orixás e guias, para agir proveitosamente, tirando o máximo de crédito e lucros espirituais. O médium não poderá contar somente com a luz de seus guias espirituais. É indispensável conquistar sua própria luz interior, porque o guia nem sempre estará de sentinela, protegendo-o e livrando-o das dificuldades e tentações. 

Como manter no médium a sintonia mental elevada, a inspiração superior e a intuição construtiva, se pouco se interessa pelo estudo sério e aprofundado? Muito orgulho e vaidade ainda vemos por aí. Será que você não é assim? Será que não pensa, ou nunca pensou coisas tipo: "Eu gosto mesmo é de trabalhar na mediunidade e ajudar os que mais sofrem, enfim fazer a caridade . Não gosto da teoria! É muita falação! Eu prefiro a prática!" ou: "O que conheço de Espiritismo, somado à minha experiência, junto com o axé dos meus guias , já é o bastante, não preciso de mais estudo. Estudar muito perturba minha mente e o meu trabalho". 
Quanto de presunção e de vaidade encontramos nestas palavras saídas da boca de médiuns orgulhosos. Muitos desses nem percebem o quanto são orgulhosos, se você pensa, ou já pensou assim, reveja seu pensamento. Estudar nunca matou ninguém, e definitivamente, um aparelho bem preparado, dá ao guia de luz a chance de manifestar-se mais seguramente. Qual o problema em conhecer novas informações? O conhecimento bem empregado e bem absorvido é a chave para um crescimento moral, profissional e pessoal. 

Saravá a Umbanda!* *Fonte texto: Pág Tenda Espírita Zurykan Reflexão.Dessa forma, podemos refletir e concluir: É claro que todos o guias possuem seus conhecimentos inegáveis e muito além do que podemos imaginar. Porém, eles estão preparados, mas e nós? Hoje em dia, a mediunidade consciente e semiconsciente são as mais comuns dentro da Umbanda, diferente de antes, tempo das revelações e propagação da religião, onde não existiam tantas informações que temos hoje, o que justifica na prática um dos motivos que a mediunidade inconsciente se fazia mais necessária e, consequentemente mais comum do que hoje em dia. 

Atualmente qualquer pessoa pode ter acesso a diversas doutrinas, rituais e informações em geral de diversas casas de Umbanda, basta acessar a internet ou comprar livros do gênero. Por isso a necessidade do estudo se faz ainda mais necessária pelos questionamentos alheios, pela complexidade da religião de Umbanda, e principalmente da mediunidade consciente e semiconsciente. O tempo do médium na religião infelizmente, às vezes, não é sinônimo do mesmo ser experiente e possuir sabedoria doutrinária e ritualística, pois ainda, a maioria dos terreiros não possuem o cuidado e preocupação com a introdução dos estudos doutrinários em seus templos e preparo com os filhos da casa. É essencial que os mais sábios, com suas experiências e esclarecimentos disponham-se a ensinar os iniciantes, ou os menos esclarecidos e menos experientes, dentro de qualquer tenda de Umbanda. 

Portanto se você acha que "já conhece este ou aquele estudo” ou "sabe de tudo", compartilhe seus conhecimentos com os novos ingressantes da religião ou os que ainda não sabem profundos detalhes da doutrina da sua Umbanda. E lembre-se: A melhor doutrina, é a do seu terreiro. Respeite e a estude. E se a mesma não lhe serve, procure outra que lhe agrada.” Axé!!!


Ricardo de Oxóssi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.