QUARESMA NA CEUG
Na doutrina da CEUG, o ano espiritual se inicia na sexta-feira santa. Mas antes dessa data temos a quaresma. Basicamente a quaresma marca o tempo de quarenta dias que nosso mestre Jesus foi tentado pelo mal no deserto.
Esse tempo é
um período neutro que marca essa transição de um ano espiritual para o outro.
Aproveitando essa neutralidade transitória, alguns de nossos guias, guardiões e orixás são recolhidos a fim de se fortalecerem ainda mais em seus
pontos de força no plano espiritual.
Devido essas
condições, as tentações e investidas de maus espíritos ocorrem de forma mais
intensa, onde esses espíritos trevorosos
e interiores entendem que nossos guardiões estando recolhidos, estaremos mais
vulneráveis, o que não é verdade, pois nós mesmos abrimos nossas “porteiras”, e
mesmo recolhidos, nossos guias e Orixás continuam emanando suas vibrações até
nós, de acordo com nossas necessidades.
Dessa forma, a
quaresma é um período que devemos, ainda mais, nos resguardar a fim de nos fortalecer contra as
tentações, expiações, provas e investidas do mal.
No entanto, de nada vale nos resguardar, evitando o consumo de carnes, álcool e jejuar, se nossos pensamentos, atitudes e palavras estão poluídos, maledicentes, geradores de intrigas e contendas, ocasionando desarmonia e não sendo aquilo que é o mínimo exigido para um caráter moral positivo, ainda mais para um indivíduo que se diz umbandista. Toda ação tem uma reação, e ações que geram reações negativas podem conter um agravante maior durante este período. Podemos adquirir por impulso carmas e consequências desnecessários nas atitudes geradas por nossa imprudência durante a quaresma.
Dessa forma, de acordo com as orientações de nossos mentores espirituais, devemos estender por todo esse tempo o resguardo, vigília de pensamentos, meditação, oração e boa conduta moral a fim de que não baixar nossa guarda espiritual e mantemos nossa evolução para passar com êxito esses quarenta dias na comunhão e paz de nosso Pai Oxalá.
Devido ao sincretismo e a santidade de Cristo, nosso pai Oxalá, na grande maioria dos templos de umbanda, a sexta-feira santa é respeitada e incorporada ao calendário e em alguns caso aos fundamentos da casa.
De acordo com a doutrina da CEUG, é uma data especial:
Neste dia ocorre a transição do ano espiritual, onde o Orixá regente do ano anterior passa a regência do ano para o outro Orixá que passará a governar. Neste caso Oxóssi regente do ano anterior, entregará para Xangô a regência deste ano espiritual.
Podemos dizer que é o ano novo espiritual, também chamada de sexta-feira maior.
Nesta semana a CEUG não realiza nenhum tipo de trabalho aberto. A casa fica fechada em oração e firmeza aos Orixás. Cada Orixá é firmado em seu respectivo dia da semana através de orações, oferendas e meditação.
Com o encerramento da Quaresma se aproximando, as tentações e investidas do mal se intensificam e na semana santa, geralmente, o resguardo é ainda maior do que em todo período da Quaresma.
Finalmente na sexta-feira maior a casa reabre a todos, com o fechamento de corpo e o retorno dos guias e guardiões recolhidos durante a Quaresma, e no encerramento, o ritual de Água de Cheiro, momento de grande fé e alegria onde Pai Pedro de Aruanda abençoa a casa, todos os filhos e assistentes com a Água de Cheiro.
O Fechamento de Corpo, é realizado somente nesta data e tem o objetivo proteger a matéria da pessoa que está se submetendo ao ritual, contra tudo e qualquer objeto que possa vir a ferir a sua matéria física, isto é, reveste o corpo físico com uma proteção fluídica afastando o indivíduo de qualquer situação que possa colocar em risco a sua vida. O fechamento de corpo não é o fechamento do corpo mediúnico, ou seja, não protege o indivíduo de demandas espirituais, nem tão pouco influencia no seu desenvolvimento espiritual, e nem das energias, pensamentos e más companhias espirituais que atrai para si mesmo.
Já a Água de Cheiro é um amaci preparado especialmente para esta ocasião. Possui o intuito de purificar a casa e a todos os presentes de todas as energias negativas adquiridas ao longo do ano espiritual e também de fortalecer e abençoar a todos.
Salve nosso pai Oxalá!
Salve nosso pai Oxóssi que governou o ano transmitindo sua sabedoria e paciência!
Salve nosso pai Xangô regente do
novo ano, com sua justiça e misericórdia!
Salve Zambi, rei do universo!
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